O Ingá do Engano


Imagem

 O(a) ingá, também chamado(a) ingazeira, é uma árvore do gênero Inga, da subfamília Mimosoideae, da família Fabaceae. “Ingá” também designa o fruto da árvore: uma longa vagem que contém sementes envolvidas por uma polpa muitas vezes comestível.1 É muito comum nas margens de rios e lagos, sendo muito procurado pela fauna e pelo homem por suas sementes envolvidas por polpa branca e adocicada. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ingá)

54 mudas.

Quando da plantação em 2009 das mudas de arvores na rua Rocha promovida pelo Programa Abrace seu Bairro pela iniciativa do Pastor Daniel e apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da Sub-prefeitura da Sé, foi disponibilizada uma lista com as mudas que poderiam ser escolhidas pelos moradores para serem plantadas em frente aos seu predios. Nessa lista as espécies que o viveiro de mudas da prefeitura recomenda e disponibiliza para as sdc12191-2vias publicas. As quaresmeiras ainda lideram o gosto dos paulistanos, suas floradas roxas intensas já são famosas na cidade.  Manacás e Ipês diversos completam a escolha dos moradores, arvores de floradas intensas e espetaculares que em  poucos anos deixarão a “Rua Rocha a Mais Bela Vista do Bixiga”.

 

Mas e o Ingazeiro?

Isso me intrigou. Quem teria escolhido essa arvore frondosa e de frutos doces, tão e apenas lembrada daqueles que na infância cresceram no interior e litorais desse brasilzão. Fruto de sabor de infância e a arvore plantada ali no coração de São Paulo. Romantizei a escolha pensando na saudade de alguém que ao escolher o Ingá tentava resgatar seus momentos felizes de criança em lugar tão distante dali.

320px-Inga-species

 

Vagens de Inga sp. compradas num mercado em Roterdã, nos Países Baixos.

Bean of an Inga-species, bought at the market in Rotterdam. Hans B.

Árvore de grande porte, chegando a 15 m de altura, com grande copas, o ingazeiro é uma das espécies plantadas na recuperação das matas ciliares, proteção para as nascentes de águas e seus cursos. Não é uma árvore usada na arborização de vias urbanas pelos  diversos problemas que seu grande porte acarretariam. Os cabos condutores de energia suspensos ainda usados em nossas cidades, o calçamento e o pouco espaço das calçadas e proximidades das construções são impecílios para a escolha dessas espécies  serem plantadas nas cidades. Sempre será a árvore a ser sacrificada visando beneficiar a fiação.

O engano.

Em uma conversa com o Pastor Daniel que coordenou a ação do plantio eu lhe perguntei quem afinal escolhera o Ingá para ser plantado naquele local, em frente ao Ed. Walkiria e ao bar do “Seu” Manoel. Rindo ele me respondeu: – O Ingá? O Ingá foi engano!

A muda viera por engano do viveiro municipal junto com as demais mudas. Mas mesmo assim foi plantado. Tínhamos agora na rua nosso Ingá do Engano! Para felicidades dos sanhaços e sabiás, os passarinhos que aqui gorjeiam e comem seus frutos e dos frequentadores do bar do “Seu Manoel”, que podem beber suas cervejas e por o papo em dia embaixo de sua sombra. Em 5 anos já se tornou uma das maiores árvores da rua.

sdc12185-2

sdc12189-2É nela que o Manoel do
bar coloca as bananas e
mamões para os passarinhos.

 

O engano da poda

A poda realizada hoje dia 7/6/2014 foi mais um engano na vida dessa árvore. O que foi feito hoje foi uma poda de levantamento, a qual segundo a Eletropaulo, consiste na retirada de galhos baixos da base da copa que estejam prejudicando a livre movimentação de pedestres nas calçadas, o trânsito de veículos ou até mesmo, galhos que estejam crescendo com orientação indesejável. Não era nenhum desses casos os problemas dessa árvore. O que deveria ser feito era uma poda lateral ou direcional para diminuir o conflito árvore/rede e árvore/janelas.

10382155_10201377535794051_4150725747953897386_n

…Passa boi Passa boiada Passa galho De ingazeira Debruçada Que vontade De cantar!… (Trem de ferro – Manuel Bandeira)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s